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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pastoral da semana de 18 de setembro de 2011


Dia da Escola Dominical
            A Escola Dominical nasceu na Inglaterra, em 1780, em Gloucester com o jornalista Robert Raikes. Nessa época a situação moral e espiritual do país era preocupante. Raikes observou que o comportamento reprovável das crianças estava relacionado à ignorância. Elas  trabalhavam durante a semana e, aos domingos, ficavam nas ruas. Estavam a um passo do mundo do crime e Raikes chegou a ver o destino de muitas delas, ao visitar as prisões de Gloucester. Então, teve a idéia de organizar uma escola que funcionaria aos domingos, e não cuidaria apenas da educação secular, mas, também, da educação religiosa e teria a Bíblia como livro-texto. Seu objetivo principal não era ensinar a Bíblia, mas alfabetizar os alunos e dar aulas de religião com o propósito de reformar a sociedade. O objetivo último era modificar-lhes o caráter usando os ensinamentos bíblicos. E deu certo.
            No Brasil, a primeira Escola Dominical nasceu em Petrópolis, RJ, no dia 19 de agosto de 1855, na casa do médico e missionário escocês Robert Kalley (com apenas 5 crianças presentes nesse primeiro dia. A esposa de Robert, Sarah Kalley, contou-lhes a história de Jonas).
            A experiência funciona, pois, sendo o homem é um ser educável, a Escola Dominical é uma ferramenta de grande importância na construção do ensino. Somos  bombardeados com informações que contribuem para nos dar uma nova visão e delinear o nosso comportamento, conforme o conjunto de valores e paradigmas comparáveis os anteriormente aprendidos. Isso se manifesta em nossas atitudes ante a perspectiva da realidade que nos circunda.
            A educação é um fenômeno tipicamente humano. Ela é fundamental para a formação e transformação social. É mais do que a transmissão de informações; ela consiste principalmente na formação ética  A educação visa formar uma sociedade com valores morais que envolvam deveres para com Deus, consigo mesmo, com o seu próximo e com a sua pátria. A Educação moral engloba o ser todo, considerando-o como ser religioso, racional, emotivo, livre e responsável. A genuína educação visa formar o homem para viver criativamente em sociedade, a fim de que ele possa assimilar, adaptar e transformar a cultura, através de um posicionamento racional, emocional e moral, para que o homem viva e atue em seu meio, com integridade. Isto só se torna possível quando os alunos são despertados para o amor e o comprometimento incondicional com a busca da verdade; isto é: compromisso com Deus e a Sua Palavra.   
            Salve a Escola Dominical. E, em Cristo, o Mestre, Paz!
            Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira
Pastor da IPJC.

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