Tema Anual:

Tema Anual: " Bem- aventurança: Questão de Distinção, Percepção e Cuidado".
Contato: ipjardimcolorado@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos uma Igreja Reformada. Cremos no Deus Triúno que subsiste na pessoa do Pai e do Filho, e do Espírito Santo. Cremos a Inerância das Escrituras Sagradas. Pregamos a Mensagem de Jesus Cristo. Estamos situados à rua Araquem, Lote 6, Quadra 618 - Bangu- RJ;Tel:3337-3337

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pastoral da semana de 25 de setembro de 2011


A BEM-AVENTURANÇA DA COMUNHÃO. UM ATO DE JUSTIÇA DE DEUS





“... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”
(Romanos 3: 23)



            Quando o apóstolo Paulo escreve na sua carta as Romanos que pelo fato de todos haverem pecado serem carecedores da glória de Deus (Rm 3: 23), usa a palavra “glória” – que é muito comum – de uma forma muito especial; nesse caso, o seu significado é extraordinário. Exprime opinião, julgamento ou ponto de vista.
            No que se refere ao homem frente ao pecado, todos estão sob condenação até que Deus faça recair sobre ele a sua glória, isto é o seu julgamento ou opinião e, no Novo Testamento, sempre que essa palavra aparece no contexto de ponto de vista a respeito de alguém é positiva resultando em louvor, honra, e glória. À luz do texto, compreendemos que o apóstolo está se referindo ao fato de que o perdão depende do julgamento que Deus faz acerca do pecador quando o preenche com a sua glória pelos méritos de Jesus Cristo, reconciliando-o consigo mesmo e restaurando-o à comunhão; somos, assim, justificados.
            Essa justificação diz particularmente respeito à nossa verdadeira relação com Deus, não se tendo em vista a condição espiritual, mas a situação judicial. Esta verdadeira comunhão com o Pai foi comprometida pelo pecado, de que resultou a culpa, a condenação e a separação. A justificação compreende o ressurgimento dessa comunhão, sendo removida a condenação pelo perdão, a culpa pela justiça, e a separação pela graça divinal.  A justificação é, pois, positiva, trazendo a remoção da culpa e a concessão das boas relações com Deus.  Abrange o passado, o presente e o futuro da nossa vida.
            Por isso diz o salmista Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo (Salmo 32: 2). Sim, Feliz é o homem a quem o Senhor justifica. Quando isso acontece é porque o Pai nos declara justificados pelo perdão através de Jesus, restaura-nos à comunhão e faz-nos experimentar a bem-aventurança do seu amor.    
            Graça e Paz seja ministrada ao seu coração!
            Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira
Pastor da IPJC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário