Tema Anual:

Tema Anual: " Bem- aventurança: Questão de Distinção, Percepção e Cuidado".
Contato: ipjardimcolorado@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos uma Igreja Reformada. Cremos no Deus Triúno que subsiste na pessoa do Pai e do Filho, e do Espírito Santo. Cremos a Inerância das Escrituras Sagradas. Pregamos a Mensagem de Jesus Cristo. Estamos situados à rua Araquem, Lote 6, Quadra 618 - Bangu- RJ;Tel:3337-3337

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pastoral da semana de 24 de julho

“NÃO SAIA DA VOSSA BOCA NENHUMA PALAVRA TORPE, E, SIM, UNICAMENTE A QUE FOR BOA PARA EDIFICAÇÃO, CONFORME A NECESSIDADE, E ASSIM TRANSMITA GRAÇA AOS QUE OUVEM” (EF 4.29)
No texto acima transcrito observamos que existem alguns critérios a serem observados quando nós, cristãos, nos propomos a comunicar uma mensagem.
As palavras não devem ser torpes. Palavras torpes são palavras “desonestas, de má fama, repugnantes, indecentes, maculadas” (Novo Aurélio, Dicionário da Língua Portuguesa). Nem sempre este critério é respeitado. Lembremos o que Paulo disse a Timóteo: “mantém o padrão das sãs palavras” (2 Tm 1.13).
Lembremos, também, que as palavras que saem da nossa boca sempre devem ser boas para edificação. Aquilo que estamos divulgando está edificando, ou seja, está “construindo”? O apóstolo Paulo disse: “cada um veja como edifica” (1 Co 3.10). Ele também disse: “tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão… Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros… É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar” (Rm 14.13,19, 21). Entendemos que o tempo é exíguo e devemos aproveitá-lo com coisas que realmente edificam, “remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.16). Devemos elevar o nosso padrão de vida espiritual pensando nas coisas lá do alto e aprovando “as cousas excelentes” (Fp 1.10).
De igual modo, observemos que nossas palavras devem ser sensíveis às necessidades das pessoas. Nós não podemos contribuir com o inimigo para que sejamos vistos como falsos crentes na Igreja. Por força do que cremos e pregamos, somos “a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1 Tm 3.15). Tenhamos presente em nossos corações a oração de Davi: “sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23,24).
Se tivermos cuidado com os princípios aqui mencionados, nossas palavras sempre vão transmitir graça aos que as ouvem. Com isto, glorificaremos ao Senhor que nos salvou e nos tem enviado a proclamar a sua mensagem de esperança e de amor.
                          Graça e Paz, em Cristo!
Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira
Pastor da IPJC.

Um comentário:

  1. Peço á todos os irmãos que orem para o Congresso Sinodal de Mocidades/ Sínodo Carioca, que ocorrerá no dia 30 de Julho ás 08:00 na Igreja Presbiteriana Jardim Colorado, desde estejamos orando incessantemente, a paz de Cristo Jesus. Abraços.
    Wallace de Faria Villalva
    Presidente da UMP Jardim Colorado
    Secretário Executivo da CSM/ Confederação Carioca

    ResponderExcluir