Tema Anual:

Tema Anual: " Bem- aventurança: Questão de Distinção, Percepção e Cuidado".
Contato: ipjardimcolorado@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos uma Igreja Reformada. Cremos no Deus Triúno que subsiste na pessoa do Pai e do Filho, e do Espírito Santo. Cremos a Inerância das Escrituras Sagradas. Pregamos a Mensagem de Jesus Cristo. Estamos situados à rua Araquem, Lote 6, Quadra 618 - Bangu- RJ;Tel:3337-3337

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pastoral da semana de 05 de fevereiro de 2012.

BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA!
            Misericórdia é uma palavra antiga, distingue um dos mais importantes aspectos da bondade e do amor de Deus. Ao longo do tempo, tomou um sentido muito rico. No grego (éléos) é uma das mais belas palavras bíblicas; muitas vezes, traduzida simplesmente por amor. Misericórdia ou amor, faz parte do vocabulário da aliança. Da parte de Deus, designa um amor inabalável, capaz de manter uma comunhão para sempre, seja o que for que vier a acontecer (Isaías 54,10).
            Uma outra palavra hebraica que expressa uma terna e profunda compaixão, a saber, é a palavra racham, às vezes lindamente traduzida por “terna misericórdia”. Em sua misericórdia Deus se revela um Deus compassivo, que tem compaixão pelos que se acham na miséria e está sempre pronto a aliviar a sua desgraça.
            “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (Mateus 5,7). A misericórdia é o que há de mais divino em Deus e é também o que há de mais completo no homem: “ele te enche de graça e de ternura”, diz o salmo 103. É preciso ler este texto à luz do versículo cinco do salmo 8, onde se diz que Deus coroa o homem de “glória e de honra”. Criados à sua imagem, os homens são chamados a partilhar a glória e a honra de Deus. Mas são a misericórdia e a ternura que nos fazem realmente participar da própria vida de Deus.
            Aos misericordiosos, Jesus não promete nada mais do que aquilo em que eles já vivem: a misericórdia. Em todas as outras Bem-aventuranças, a promessa contém sempre algo mais, leva mais longe: os que choram serão consolados, os puros de coração verão a Deus. Mas o que poderia Deus dar de mais aos misericordiosos? 
            Quando nos mostramos misericordiosos para com os outros, abrimos as portas de par em par à misericórdia para que entre em nossas vidas. Alcançamos misericórdia não como recompensa, mas porque o hábito de praticar a misericórdia nos capacita a alcançá-la.
            A misericórdia é, pois, já plenitude de Deus nos homens. Os misericordiosos vivem já, então, a mesma vida de Deus.        
             Em Cristo, graça e paz!
            Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira
Pastor da IPJC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário