Tema Anual:

Tema Anual: " Bem- aventurança: Questão de Distinção, Percepção e Cuidado".
Contato: ipjardimcolorado@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos uma Igreja Reformada. Cremos no Deus Triúno que subsiste na pessoa do Pai e do Filho, e do Espírito Santo. Cremos a Inerância das Escrituras Sagradas. Pregamos a Mensagem de Jesus Cristo. Estamos situados à rua Araquem, Lote 6, Quadra 618 - Bangu- RJ;Tel:3337-3337

quarta-feira, 21 de março de 2012

Pastoral da semana de 18 de março de 2012

VÓS SOIS O SAL DA TERRA; ORA, SE O SAL VIER A SER INSÍPIDO, COMO LHE RESTAURAR O SABOR? PARA NADA MAIS PRESTA SENÃO PARA, LANÇADO FORA, SER PISADO PELOS HOMENS. (Mt 5: 13)
            Ser sal em meio à sociedade atual é, de fato, tarefa não muito simples, desde que não prestemos atenção ao ensino de Jesus Cristo no grande Sermão da Montanha. Ali Cristo constitui o “divisor de águas” entre a sua Igreja e o mundo não cristianizado, apesar de ambos habitarem o mesmo universo criado.
            O célebre pastor Hernandes Dias Lopes defende a tese de que a igreja é uma agência do reino de Deus no mundo. Ela está no mundo, mas não é do mundo. Ela tem uma origem diferente, uma natureza diferente, uma missão diferente e um destino diferente.  A igreja não é uma instituição puramente humana; ela tem sua origem em Deus. A igreja, como um lírio que cresce no lodo, é santa num mundo corrupto. A igreja tem o ministério da reconciliação  num mundo marcado pelo ódio. A igreja está firmada em Cristo e caminha para a glória, enquanto o mundo jaz no maligno e marcha célere rumo à perdição. A igreja influencia o mundo, mas não é influenciada. A partir desta afirmação, demonstra de que maneira três figuras neotestamentárias ilustram a influência da igreja no mundo:
            1. A igreja é sal que inibe a corrupção (Mt 5.13). Jesus diz: “Vós sois o sal da terra”. O sal tem o poder de preservar da decomposição. É um elemento anti-séptico que inibe o processo da corrupção. A igreja é uma força preventiva no mundo. Sua presença no mundo freia e desacelera o processo galopante da maldade induzido pelo pecado. A igreja presente no mundo é a manifestação mais eloqüente da graça restringente de Deus. Se a igreja não existisse, o mundo já teria se chafurdado de forma irremediável no pecado. Jesus, porém, alerta para o perigo do sal perder o seu poder de salgar. Sal que não salga só presta para ser pisado pelos homens. Sal no saleiro não protege da corrupção o mundo à sua volta. A igreja não é sal da igreja; ela é sal da terra. Ela não é sal no saleiro; ela é sal no mundo. Ela não é sal inútil e insípido; é sal que coíbe o mal e dá sabor à vida.
            Essa tarefa foi dada à Igreja. A Igreja somos nós. Como nós temos vivido neste mundo? Na próxima semana continuaremos a ver as duas outras figuras de como a Igreja é influenciadora. Em Cristo, paz!
            Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira
Pastor da IPJC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário