Tema Anual:

Tema Anual: " Bem- aventurança: Questão de Distinção, Percepção e Cuidado".
Contato: ipjardimcolorado@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos uma Igreja Reformada. Cremos no Deus Triúno que subsiste na pessoa do Pai e do Filho, e do Espírito Santo. Cremos a Inerância das Escrituras Sagradas. Pregamos a Mensagem de Jesus Cristo. Estamos situados à rua Araquem, Lote 6, Quadra 618 - Bangu- RJ;Tel:3337-3337

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pastoral da semana de 23 de outubro de 2011

UMA VISÃO MODIFICADA ATRAVÉS DA REFORMA!
“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem ”
(Jó 42: 5)


            Jó era um homem íntegro e reto, temente a Deus e se desviava do mal. Era rico e se destacava como maior entre todos os do Oriente (Jó 1: 1-3). Muitas deveriam ser as suas experiências. Pela influência que ele exercia não só na família, mas também no meio social, é presumível que muitas pessoas iam ter com ele para conversas, aconselhamentos etc.  Mesmo quando ele foi acometido de todos os males relatados na Bíblia, o encontramos em constante diálogo com seus amigos que ao seu redor tentavam consolá-lo. Mas, em meio ao sofrimento foi preciso Jó silenciar diante de Deus para ouvir e compreender o que os seus olhos ainda não tinham captado. Como no dizer de João da Cruz (sec. XVI) foi preciso Jó passar pela “noite escura da alma”.
            E, na realidade da nossa peregrinação, a “noite escura” para a qual João da Cruz nos chama à compreensão não é algo mau ou destrutivo. Pelo contrário, pode ser uma experiência cuja finalidade é a glória de Deus. Quando somos atraídos para uma escura noite da alma, muitas vezes somos tentados a culpar todo o mundo e todas as coisas por nosso entorpecimento interior e procuramos livrar-nos dela. O pregador é maçante. O cântico dos hinos é fraco. Talvez comecemos a andar por aí à procura de outra igreja ou de uma experiência que nos dê “arrepios espirituais”. Esse é um grave engano. É preciso reconhecer a noite escura pelo que ela é. Ser agradecido porque Deus nos está amorosamente desviando de toda distração, de modo que possamos vê-lo. Em vez de se ridicularizar e brigar, acalme-se e espere.
            Se sobrevier épocas de aflição interior, em primeiro lugar não leve em consideração o conselho de “amigos” bem-intencionados, porém espiritualmente superficiais. Eles não entendem o que está acontecendo. Nossa época é de tão flagrante ignorância espiritual que não é recomendável aceitar orientações de quem vive sem profunda intimidade e conhecimento de Deus. Faça como Jó, busque respostas do Senhor; não tente explicar nem justificar nada. Deus é o justificador; entregue seu caso a ele. Mantenha no coração um profundo, interior e atencioso silêncio porque é assim que ouvimos doce a voz do nosso Senhor, e desfrute do conhecimento do Mestre. Em Cristo, Graça e Paz!
            Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira
Pastor da IPJC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário