Tema Anual:

Tema Anual: " Bem- aventurança: Questão de Distinção, Percepção e Cuidado".
Contato: ipjardimcolorado@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos uma Igreja Reformada. Cremos no Deus Triúno que subsiste na pessoa do Pai e do Filho, e do Espírito Santo. Cremos a Inerância das Escrituras Sagradas. Pregamos a Mensagem de Jesus Cristo. Estamos situados à rua Araquem, Lote 6, Quadra 618 - Bangu- RJ;Tel:3337-3337

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Pastoral da semana de 04 de outubro de 2011

VIVENDO TEMPOS DO ADVENTO!
Advento - A dupla vinda de Cristo


            À luz da liturgia da Igreja e de seus conteúdos podemos resumir algumas linhas do pensamento teológico e da vivência existencial deste tempo de graça. A teologia litúrgica do Advento se encaminha, nas duas linhas enunciadas pelo Calendário romano: a espera da Parusia, revivida com os textos messiânicos escatológicos do Antigo Testamento e a perspectiva de Natal que renova a memória de algumas destas promessas, já cumpridas, ainda que não definitivamente.
            O tema da espera é vivido na Igreja com a mesma oração que ressoava na assembléia cristã primitiva: o Marana-tha (Vem Senhor) ou Maran-athá (o Senhor vem) dos textos de Paulo (1 Co 16: 22) e do Apocalipse (Ap 22: 20), e hoje, em uma das aclamações da oração eucarística. Todo o Advento ressoa como um "Marana-thá" nas diferentes modulações que esta oração adquire nas preces da Igreja.
            A palavra do Antigo Testamento convida a repetir na vida a espera dos justos que aguardavam o Messias. A certeza da vinda de Cristo na carne estimula a renovar a espera da última aparição gloriosa na qual as promessas messiânicas terão total cumprimento já que até hoje se cumpriram só parcialmente. O primeiro prefácio de Advento canta esplendidamente esta complexa, mas verdadeira realidade da vida cristã.
            O tema da espera do Messias e a comemoração da preparação para este acontecimento salvífico atinge o auge nos dias que precedem o Natal. A Igreja se sente submersa na leitura profética dos oráculos messiânicos. O Advento é, pois, como uma intensa e concreta celebração da longa espera na história da salvação, como o descortinar do mistério de Cristo presente em cada página do AT, do Gênesis até os últimos livros Sapienciais. É viver a história passada voltada e orientada para o Cristo prometido no AT com a proposta de lermos a nossa história como uma espera do Cristo que vem.
            Hoje na Igreja, Advento é como um redescobrir a centralidade de Cristo na história da salvação. Recordam-se seus títulos messiânicos através das leituras bíblicas e das antífonas: Messias, Libertador, Salvador, Esperado das nações, Anunciado pelos profetas... Em seus títulos e funções o Cristo, revelado pelo Pai, é o personagem central, a flecha do arco de uma história, a história da salvação.     Em Cristo, graça e paz!
            Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira
Pastor da IPJC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário